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Nova sessão na Wii U Mania - PERFIL estreia Shigeru Miyamoto, saiba mais sobre a hístoria do criador de Mario
Postado Por: Unknown
15 de abr. de 2013
Fala Galera do Wii U Mania, hoje estaremos
inaugurando mais uma sessão aqui no blog, perfil que vai trazer para vocês toda segunda
- feira uma ficha completa, com curiosidades e pessoas fantásticas que fazem
esse mundo gamer.
Para inaugurar a sessão perfil ninguém melhor que Shigeru Miyamoto, um dos maiores nomes na Nintendo. Então galera logo abaixo vocês poderam saber mais um pouco sobre a história desse incrível homem que conquistou milhares de fãns ao redor do mundo.
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Para inaugurar a sessão perfil ninguém melhor que Shigeru Miyamoto, um dos maiores nomes na Nintendo. Então galera logo abaixo vocês poderam saber mais um pouco sobre a história desse incrível homem que conquistou milhares de fãns ao redor do mundo.
Lembrando que
a sessão perfil estará toda segunda aqui no Wii U Mania, trazendo sempre
uma celebridade diferente.
Espero que vocês gostem, e até a próxima!
PERFIL
Shigeru
Miyamoto
Shigeru
Miyamoto (宮本 茂 Miyamoto Shigeru?, Sonobe, 16 de novembro de 1952) é um designer e produtor de jogos
eletrônicos japonês.
Ele é mais conhecido pela criação de algumas das mais
bem-sucedidas franquias de jogos eletrônicos, como Mario, Donkey Kong, The Legend of Zelda, Star Fox, F-Zero e Pikmin. Ele é uma das personalidades do mundo dos jogos
mais idolatradas no Japão e no Ocidente.
Biografia
Nascido
em Sonobe (atual Nantan), na prefeitura de Quioto, Shigeru Miyamoto é o segundo
filho do casal Lijake Miyamoto e Hinako Aruha. Desde pequeno gostava de
desenhar, pintar e explorar as áreas próximas de sua casa. Mais tarde,
inclusive, ele confessou ter baseado grande parte do jogo The Legend of Zelda em explorações que empreendia na
infância em cavernas da região. Outra de suas inspirações para games veio do
cão de um vizinho, que ficava sempre preso a uma corrente e o amedrontava
particularmente: daí surgiu a ideia para o Chain Chomp, o conhecido inimigo da
série Mario.
Miyamoto
inscreveu-se na Academia de Artes Industriais e Manuais Kanazawa Munice em 1970
e, mesmo que afirmando que os estudos não estavam em primeiro lugar se formou
cinco anos depois. Com o diploma de arquitetura em mãos, Shigeru conseguiu uma
entrevista com um amigo de seu pai, Hiroshi Yamauchi, o presidente da Nintendo
na época, que o contratou como artista e o colocou como um aprendiz no departamento
de planejamento. Passou um bom tempo criando o exterior de máquinas de arcades, até começar a criar
personagens, coisa que não pararia mais de fazer.
Em 1980,
Hiroshi Yamauchi lançou Radar Scope Arcade que foi desenhado por
Miyamoto, A NOA (Nintendo Of America) havia solicitado três mil unidade da
máquina, com o grande fracasso do video-game ficaram até dois mil unidades do
produto estocados. Yamauchi não ter mais prejuízos e decidiu manter as cabines,
optando por mudar o jogo. O presidente deu ao novato Shigeru Miyamoto a tarefa
de consertar a situação nos EUA e criar um novo game, que com sorte levaria a empresa ao sucesso.
Miyamoto
afirmou que o Radar Scope era muito ultrapassado e viu a necessidade de
ir atrás de mais informações de programação, hardware e eletrônicos. A partir
do acontecido decidiu trabalhar em um jogo usando o personagem Popeye, porém teve problemas com direitos autorais e
partiu para outra idéia. Uma idéia que revolucionaria os video-games e marcaria
personagens na historia, logo em substituição da idéia de Popeye criou Donkey Kong, um jogo de plataforma onde JumpMan
(nome provisório de Mario) tinha que salvar sua namorada
Pauline das mãos de Donkey
Kong.
Com o
sucesso, Miyamoto foi escalado para produzir as sequências Donkey Kong Jr. e
Donkey Kong 3 e a participar de outras produções como Excitebike e Devil World.
O próximo
grande game seria Mario Bros., no qual utilizaria Jumpman, trocando o nome para
Mario e dando-lhe um irmão chamado Luigi. Yokoi convenceu Miya a usar
habilidades especiais para o personagem e a possibilidade de pular grandes
alturas sem se ferir, o que levou a alterar alguns aspectos do jogo.
Depois de
Mario Bros. Miyamoto trabalhou em diversos games, como Ice Climber e Kid Icarus
ao lado de Yokoi. Ele produziu outro game do Mario, chamado Super Mario e
começou a trabalhar em um novo, chamado The Legend of Zelda
Zelda foi
um grande sucesso entre os jogadores de action RPGs, sendo o primeiro título da
“nova geração de consoles” a vender mais de um milhão de unidades nos EUA. Os primeiros jogos da série foram lançados para o
Nintendo e Game
Boy, saindo
na próxima geração para o Super Nintendo The Legend of Zelda: A Link to the Past.
Novos
games vão sendo criados até que em 1996, Super Mario, até então um sprite 2D, ganha pela primeira vez um jogo totalmente em 3D, com um vasto mundo a ser explorado. Era lançado
então o Super
Mario 64 para o Nintendo 64, novo console 64 bits da
Nintendo.
Mario
Kart 64, Star Fox 64, Yoshi's Story, 1080°
Snowboarding e F-Zero X foram alguns dos jogos
desenvolvidos para o novo console, até que em 1998 surge o que
para muitos pode ser considerado entre os 5 melhores jogos já produzidos até
hoje: The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Nesta versão do game, Shigeru e
seus colaboradores conseguem fazer uma transição de Hyrule e de seus personagens do 2D para o 3D.
Prêmios
Miyamoto
foi o primeiro indicado ao Hall da Fama da
Academia de Artes e Ciências Interativas, que premia anualmente produtores de video games
revolucionários.[2] Além disso, estava entre os primeiros
que tiveram, em 2004, a honra de receber uma estrela na "Calçada do Game" no San Francisco's Metreon Center (shopping center), uma seção
inspirada na Calçada
da Fama
hollywoodiana.[3]
Em 28 de
Novembro de 2006, Miyamoto foi listado pela revista TIME na reportagem "60 Anos de Heróis
Asiáticos", juntamente com Mahatma Gandhi, Hayao Miyazaki, Madre Teresa, Bruce Lee, e Dalai Lama.[4]
Miyamoto
recebeu, em 2007, no Game Developers Choice Awards (uma espécie de Oscar dos
criadores de games), o Life Achievement Award ( espécie de Prêmio pelo
"Conjunto de sua obra") graças a uma carreira de grandes realizações
no mundo dos games, contribuindo com alguns dos mais importantes títulos do setor,
como os notótrios Mario, The Legend of Zelda e Donkey Kong, além de auxiliar na criação de
renomados títulos como Metroid Prime e inovar em quesitos técnicos,
como os que resultaram no êxito dos novos consoles da Nintendo, Nintendo DS e Wii.
Shigeru
Miyamoto também foi escolhido, em 2007, uma das 100 Personalidades mais
Influentes do Ano pela Revista TIME, tendo sido novamente indicado para
integrar a lista de 2008 pelos leitores da revista, figurando na 1ª posição na
votação aberta ao público.
Fonte: Google - Wikipedia